sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Lá estão elas


Quem tirou esta foto foi minha amiga Martha, que estava em viagem missionária. O local é Caminhos de Ferro-Tête-Beira, em Moçambique. Não preciso nem chamar a atenção para a garrafa de coca-cola no braço da menina...


As marcas globais estão em lugares nos quais não conseguimos chegar sequer com nossos pensamentos.


Coca, Mc Donalds, IBM, Microsoft... quem poderá construir pontes que atravessem o fosso existente entre ricos e pobres? Tenho certeza que não serão eles.

5 comentários:

Anônimo disse...

caro Ronaldo,
O consumo divide, Com certeza. É talvez a dimensão onde a desigualdade + seja visível. Mas ,será q ele não pode tab unir? Reduzir o fosso? Tem gente inteligente q acha isto. A redenção da pobreza estaria na inserção no consumo da "base da pirâmide" social. O prof. Prahalad defende q esta inserção é o caminho para empresas e sociedade gerarrem valor e redistribuição. O micro-crédito se baseia em uma crença parecida com esta.
Qq um reconehce as fraquezas do argumento, mas não podemos desprezar a idéia de q consumno pode ser convertido em plataforma de inclusão. Quem sabe seja pela coca-cola (light de preferência,:->) q iremos discutir meio-ambiente, estilo de vida e bem-estar? Doido? Pode ser menos radical q tentar fazer o mundo voltar para o padrão pré-capitalista, q é a bandeira do movimetno de economia solidária.
Edu

Sandra Leite disse...

indicado no meu blog...

bjs,

Sandra

Moacy Cirne disse...

Rapaz, uma ótima postagem: sua preocupação (aqui, duplamente) é a preocupação de muitos de nós. Um abraço.

Ronaldo Martins disse...

Para pensar no que diz Edu, é preciso avaliar de que tipo de consumo estamos falando. De uma coisa estamos certos: não dá para todo mundo consumir tudo o que desejaria. Na verdade, a minha preocupação inicial é mostrar como as marcas chegam em lugares onde não imaginamos chegar com qualquer solução eficiente de inclusão. As grandes corporações, com certeza, não estão preocupadas com isso.
Ronaldo

Anônimo disse...

Ronaldo,
Nosso presidente e guro diria que "nunca na história da humanidade" tantos consumiram tanto e q isto é a democracia chegando aos + pobres:;-) Sério, veja q a prática, bem -sucedida eleitoralmente até agora, é expandir o consumo, via crédito, dólar baixo (produto chinês ao alcance de todos)e injeção de compensações financeiras como política social (os BPCs: Bolsa-Familia, Previdencia, etc...). Mesmo sem concordar c/ isto, reconheço q parece ser a única proposta de inclusão social q hj está em prática.
Edu