quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Sobre os fatos e os argumentos


Estava escrito em um display no banheiro do hotel:

“Pendure suas toalhas que não necessitem ser trocadas. Estimativa da Unesco destaca que, até 2050, três bilhões de pessoas em 48 países enfrentarão problemas de escassez de água. Participe”. Já vi algo parecido em vários hotéis.

Vou testar hipóteses (expressão que Luis Nassif usa para descrever a prática contemporânea do jornalismo, que cria os fatos antes de apurá-los):

Hipótese 1: repentinamente, os donos de hotéis foram tomados por um surto civilizatório e resolveram ajudar a proteger os recursos do Planeta.

Hipótese 2: os hotéis querem economizar água (e dinheiro) e, para isso, estão recorrendo ao mote ambientalista do momento, como se os hóspedes não percebessem nada.

Quantas vezes na vida usamos falsos argumentos para defender nossas posições ou nos apresentar diante dos fatos e das pessoas? Será que conseguimos enganar a nós mesmos?

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Ronaldo! Entrei no seu blog para ler sobre Maiakovski e não tive como deixar de ler esse texto. E a gente acompanha perplexo, algumas empresas que adotam posturas socialmente corretas, e se intitulam socialmente responsáveis, discutindo sustentabilidade como se, de fato, estivessem perfeitamente engajadas nas reais necessidades e carências da sociedade. Bom...de momento me atenho apenas a crítica ao setor privado...Um abraço meu ídolo! Lê

Ronaldo Martins disse...

Grande "LÊ". Você entende mais do assunto que eu.
Abs

Anônimo disse...

hahaha

que cara-de-pau dos donos de hotel, cara!

só rindo mesmo...