quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Pouco é necessário


Assisti à Bloomberg ontem e fiquei pensando que gostamos mesmo de nos afogar em informações.

A explosão informacional é um dos fenômenos que molda nossa sociedade contemporânea. Somos bombardeados por informações que chegam de todos os lados e, muitas vezes, cremos que estamos conhecendo mais. Excesso de informação não significa, necessariamente, mais conhecimento.

Houve um tempo em que me percebi viciado pela na rede de televisão Bloomberg. Pensava comigo: como é bom ver tantas notícias ao mesmo tempo. Quem conhece a Bloomberg sabe do que estou falando. A emissora inunda a tela da sua televisão com informações de economia. Enquanto o apresentador conduz uma entrevista no canto superior esquerdo do vídeo, surgem do lado oposto as cotações momentâneas das principais moedas do mundo. Abaixo, a tela se divide em mais quatro ou cinco espaços nos quais são exibidas outras informações: indicadores das bolsas de valores, desempenho das ações, balanço das grandes empresas, cotações de comodities, etc. É impossível ler tudo ao mesmo tempo.

A reprodução excessiva de informações pode contribuir para a desinformação, na medida em que nos falta espaço para a construção de sentidos sobre as coisas.

Para empreender um bom projeto de vida, creio que precisamos encontrar um caminho simples neste labirinto da modernidade, que nos apresenta saídas a todo instante. Como diria Jesus, “pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa”.

Nenhum comentário: