segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Sentimento do mundo


Um Drummond pra refletir nesta segunda:


Sentimento do mundo


Tenho apenas duas mãos

e o sentimento do mundo,

mas estou cheio de escravos,

minhas lembranças escorrem

e o corpo transige

na confluência do amor.


Quando me levantar, o céu

estará morto e saqueado,

eu mesmo estarei morto,

morto meu desejo, morto

o pântano sem acordes.


Os camaradas não disseram

que havia uma guerra

e era necessário

trazer fogo e alimento.

Sinto-me disperso,

anterior a fronteiras,

humildemente vos peço

que me perdoeis.


Quando os corpos passarem,

eu ficarei sozinho

desfiando a recordação

do sineiro, da viúva e do microscopista

que habitavam a barraca

e não foram encontrados

ao amanhecer


esse amanhecer

mais noite que a noite.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ronaldo,
É curioso perceber q vc, com poucas semanas do blog já se rendeu à poesia.:-> Mas, conseole-se. Esta não é uma manifestação isolada. Parece q, qto + complexa se torna a realidade, + a poesia parece descrevê-la (ou demonstrar perpeplexidade) melhor d q qq prosa, lógica e bem concatenada.
Edu

Ronaldo Martins disse...

Na verdade, há razões objetivas e subjetivas para isso. As objetivas dizem respeito à falta de tempo para sempre escrever coisas novas, é claro. As subjetivas, bem, estas todos temos.

Sandra Leite disse...

Edu, a razão é Ronaldo ver que o os blogs que publicam a poesia necessária ao nosso dia-a-dia estão no top of mind :D
Brincadeiras à parte, eu sabia que no fundo Ronaldo era um homem sensível às palavras. Não é à toa que é um jornalista tão brilhante, né chefinho? :-)

Anônimo disse...

Ronaldo, em homenagem a vc, sentimental ou não...

"Tenho tanto Sentimento
Que é freqüente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço ao medir-me
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.
Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
entre a verdadeira e a errada.
Qual porém é a verdadeira
E qual é a errada,
Ninguém nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar"
(F. Pessoa)
Beijos,
Carol

Anônimo disse...

Caro Sentimental Ronaldo,(parece Altemar Dutra, cantando
"sentimental eu sou...":->)
Depois de Pessoa entrar em qq conversa, fica difícil continua-la no mesmo nível. Só interpondo um Pessoa a outro:-> e como o tema é sentimental ou não entonces":

Isto (F Pessoa)

Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!
edu

Ronaldo Martins disse...

Puxa vida! Como vocês têm um gosto refinado. Acho que precisamos começar a fazer uns saraus poéticos em São Paulo.