sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Um grito


("O grito", Munch)

Hoje eu vou gritar: NÃO GOSTO DOS HIPÓCRITAS.

Como defini-los? Jesus os chamava de "sepulcros caiados". Gente que sempre se apresenta com uma falsa beleza, mas tem o coração apodrecido.

Para gritar contra a hipocrisia, sugiro a canção do Cazuza. Tenhamos piedade dos hipócritas!


Get this widget | Track details | eSnips Social DNA


Blues da Piedade

Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo derrotados
Pra essas sementes mal plantadas
Que já nascem com cara de abortadas
Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo que não têm
Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas minicertezas
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia
Pra quem não sabe amar
Fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem
Quero cantar só para as pessoas fracas
Que estão no mundo e perderam a viagem
Quero cantar o blues
Com o pastor e o bumbo na praça
Vamos pedir piedade
Pois há um incêndio sob a chuva rala
Somos iguais em desgraça
Vamos cantar o blues da piedade
Vamos pedir piedade...

12 comentários:

Anônimo disse...

tá nervoso, cara...

Ronaldo Martins disse...

Acho que tô.

Sandra Leite disse...

Dá-lhe Ronaldo!!!!
Em plena 6a feira (agora sábado) como está bravo !!! Tem que vir morar em SP pra acalmar, fala com a família logo;)

abs,

see you

Anônimo disse...

Ronaldo,

pesquisando mais sobre Edvard Munch, descobri que a ponte de Oslo é recorrente em seus quadros.

Dá uma sacada no meu blog... abraço!

Alice disse...

Oie!
Cazuza é tudo de bom,combina com esse ''stress'' todo!
Vim aqui pela Sandra que tb conheci agora!
Beijos!
www.aliceeventos.blogspot.com

Ronaldo Martins disse...

Valeu Alice. Obrigado pela visita. Volte sempre.
Abs,
Ronaldo

Anônimo disse...

Tem gente que vai pescar, quando está estressado. Vc prefere descontar no Blog:-)
Hipocrisia é difícil. Mas, como disse Paul Valery (eu acho)"Nem sempre sou da minha opinião", portanto nao seja tão severo com os hipócritas. Imagine um mundo onde todos fossem honestos e transparentes o tempo todo? A humanidade não teria chegado nem à Pré-História:-)
O lado bom da hipocrisia é este, mantém as pessoas dentro de um papel q , na maioria das vezes, é melhor dq o q elas são de fato.
um ab
Edu

Ronaldo Martins disse...

É isso mesmo. Blog é um lugar ótimo para descontar a raiva.
Abs,
Ronaldo

Anônimo disse...

Tem outra do Valéry que acho mais adequada: o mais profundo é a pele.

Daí o choque ser necessário e inerentemente humano.

Mas que hipocrisia irrita, irrita, mas...

...muitsa vezes, não somos nós próprios hipócritas?

O dicionário Houaiss informa: "característica do que é hipócrita; falsidade; dissimulação; ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade; caráter daquilo que carece de sinceridade". A etimologia do termo, segundo o mesmo dicionário, revela outros significados muito interessantes: a origem é grega - hupokrisía,as; hupókrisis, eós - , resposta, resposta de oráculo; ação de desempenhar um papel, uma peça, uma pantomima; desempenho teatral, declamação; dissimulação, falsa aparência.

Não dissimulamos, de um modo ou de outro, todo o tempo?

Ronaldo Martins disse...

Jasão,
gostei desta ida ao grego.
abs,

Anônimo disse...

Ronaldão...

Sei que cê tá nos States, só curtindo o american way of life, mas, recebi este texto como um e-mail e, como este blog é um espaço pra reflexões sérias, resolvi copiar. Não tenho vocação para piegas, mas acho que, como fã das poesias Cazuzianas, eu nunca tinha visto as coisas por este ângulo. E achei que é uma forma bastante séria de ver a vida de Cazuza, na medida em que ele é um exemplo para tantos adolescentes...


Aprenda a dizer não a seus filhos!!!

Psicóloga x Cazuza!

Esta mensagem precisa ser retransmitida para todas
as FAMÍLIAS!



Uma psicóloga que escreveu algumas verdades.

Uma psicóloga que assistiu o filme Cazuza escreveu o
seguinte texto:


'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me
deparei com uma coisa estarrecedora. As pessoas estão cultivando
ídolos errados.
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?
Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um
marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu
à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que
tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado . No
filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca
precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas
mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e
loucuras. O pai preferiu se afastar das suas
responsabilidades e deixou a vida correr solta.


São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar pois o pai era
diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não
são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum
conhecido importante.

Cazuza era um traficante , como sua mãe revela no
livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um
verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando
ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho
Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse
rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto
o filme. Precisei conversar muito para que ela não
começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber
até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o
filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas
realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já
tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope,
não rende bilheteria?

Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever
nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi
consequência da educação errônea a que foi
submetido.

Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se
tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil
de amor.

Não deixem seus filhos à revelia para que não
precisem se arrepender mais tarde. A principal função
dos pais é educar. Não se preocupem em ser amigo de seus
filhos.
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa
que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor
amigo,pois amigo não diz SIM sempre.'


Karla Christine

Psicóloga Clínica

Ronaldo Martins disse...

Caro Alexandre,
Concordo e, ao mesmo tempo, discordo da Psicóloga. Pode?
Eu também não gostaria de ser amigo do Cazuza. Não é o tipo de gente com quem gostaria de dividir sonhos.
Mas... sempre tem um mais.
Aquilo que as pessoas escrevem não pertencem mais a elas.
O que o Cazuza disse e tornou público, público ficou. Eu posso fazer com os poemas dele o que eu quiser. Não pertencem a ela, mas a mim.
Assim como os versos do Fernando Pessoa, as frases do Ribobaldo, as histórias do Garcia Marquez. É tudo meu.
Será que esta gente toda que nós cantamos teve vida "ilibada"? E por que a gente canta? Porque toca no coração.
Até na Bíblia teve gente esquisita que disse coisas importantes.
Eu não gostaria que o Cazuza frequentasse a minha casa. Mas, o que disse tá dito.
Abs,
Ronaldo