sexta-feira, 27 de março de 2009

Saudades de Portugal


Xandão e Marilene estão contando os dias para a viagem de volta a Lagos, Portugal.

Eles terão um retorno ao passado, do qual ficaram presas na memória lembranças de um tempo difícil, que deixou marcas de felicidade.

É assim que a gente faz com o passado: elimina a poeira que não faz falta e retém o que foi marcante. Em Lagos, os dois viveram a vida de imigrantes que buscam dias melhores. Foi bom. Mas, em Portugal, descobriram que não poderiam viver sem o Brasil. Há mais de 10 anos, voltaram. Somente agora vão ter a oportunidade de viajar para rever os amigos que deixaram por lá.

O passado e a saudade podem ser percebidos sob vários pontos-de-vista.

Enquanto viviam em Lagos, o Brasil era o seu passado.
Hoje, a saudade vive em Portugal.

Pensando sobre a viagem de Alexandre e Marilene, fico aqui "filosofando" sobre o alcance das minhas memórias. Até onde posso retroceder no passado? Ou melhor, quanto quero retroceder?

Onde ficaram guardadas as melhores lembranças? Já dizia Adélia Prado: "o que a memória ama, fica eterno".

Quero voltar sempre a olhar para trás.

Há muito a descobrir até que eu chegue no começo de tudo.
Como bom brasileiro, eu poderia dizer que o começo está em Portugal.

8 comentários:

Qualquer Um (Bigduda Nobody) disse...

Caro Jornalista-Memoriado,


Mutantes formas da memória, que está feita do esquecido (Borges)

Texto gostoso. Assunto fascinante este da memória.
Toda memória é tipo de invenção. Invenção, não mentira. Invenção, construídas com 100% de matérias-primas factuais. A maneira como ligamos os fatos, emoções. As cadeias que construímos. Aquilo que habilmente esquecemos. O que destacamos. “Momentos bons, momentos maus, que a memória côa”(Chico).
Nossas construções hábeis, nós engenheiros da memória. Fotografias e suvenires que alicerçam prédios que construímos e reformamos continuamente.
No final, realidade ou a ficção, tudo vira memória.
Todo passado é memória, criação. Passado “passado a limpo” pela arquitetura de nossas lembrranças. Tentativa de editar nossa história. Na memória, o passado continua. Intimidade significa compartilhar memórias. Ora impor; ora adotar. Fundir memórias. Reduzir nossa solidão.
Parte da beleza de um relacionamento é esta nossa contruçao de inventar juntos um passado. Muitas memórias da mulher que amo já são minhas.

Quixote somos nós todos. Dragões contra os quais lutamos e de nossas Dulcinéias, donzelas pelas quais nos apaixonamos.

Tudo memória. Tudo invenção. Tudo tão real como o passado pode ser.

Um ab
Edu

Ronaldo Martins disse...

Precisamos postar seus comentários.
Vou criar o blog dos comentários.
abs,
Ronaldo

Jasão disse...

Engraçado que enquanto lia a resposta do Edu, e antes de ler a do Ronaldo, pensei duas coisas:

1 - O comentário do Edu é um post bom pra caramba e

2 - O Edu é foda!

Anônimo disse...

Se há uma coisa que ficará em minha memória para sempre, são amigos como o Ronaldo. Quando o Brasil era saudade para mim, na verdade eram os meus amigos, e tudo o que eles representam na minha vida, a saudade que eu sentia. Ronaldo, você é um daqueles amigos dos quais eu tenho orgulho. Você sozinho não. A Paulacir e minhas eternas Julia e Beatriz, são amigos que dão um sentido existencial que eu não sei explicar, só sentir. Sabe quando você encontra pessoas que depois descobre que sem elas a sua vida não tem o menor sentido? Pois é assim que eu me sinto com relação a vocês. E como diz o poeta Edu (concordo que este comentário, em especial, está maravilhoso) "intimidade significa compartilhar memórias" e é exatamente este o sentimento que tenho. Para mim, não teria valido a pena ter vivido tudo o que vivi, se não tivesse os meus amigos para compartilhar.
Amigos, sei que vou reviver momentos ímpares no meu retorno a Portugal. Será maravilhoso voltar a Lagos e, mais uma vez, compartilhar com meus os meus amigos de lá, os momentos inesquecíveis da minha vida aqui.

Amo vocês.

Xandão

Jasão disse...

Snif snifa!

Esse blog me deixou, de uma hora pra outra, emotivo pacas!

snif snifa!

Bon voyage, Xandão!

Axel Pliopas disse...

Li esses dias, talvez numa coleção de frases de perfil de Orkut mesmo... "A saudade é a prova de que o passado valeu a pena.".

Dividir-se entre dois mundos é dificil mesmo...

Belo blog, bela foto! Abraços e boas saudades.

cbonança disse...

ola Ronaldo

O seu Blog foi-me recomendado pelo Alexandre.

Sou o Carlos Bonança, português de portugal e brasileiro pelo que a Marilene e o Alexandre levaram de mim quando à 14 anos voltaram para o Brasil.
Agora estão "de volta pró meu aconchego" e garanto que estes 5 dias com eles vão ser decerto inesquecíveis.

Eu prometo que volto aqui para contar.

Obrigado
Bem Hajam

Ronaldo Martins disse...

Grande Carlos Bonança.
Eles falam muito de você.
Volte outras vezes.
abs,
Ronaldo