sexta-feira, 20 de março de 2009

Chegou o outono


Neste ano eu não me esqueci, e vou lembrar você: o outono começa amanhã.
Como é que a gente pode esquecer o início do outono?
Haveria estação mais importante?

Em 30 segundos, posso cantar várias músicas que falam sobre a primavera, o verão ou o inverno. Sei que existem músicas sobre o outono, mas elas não têm poesia.

O Tim Maia resumia o amor nas outras estações:
"Porque é primavera, te amo"...

O que dizer do Beto Guedes?
"Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos"...

Eu nunca me convenci com a explicação de que o outono é a estação na qual as folhas caem das árvores. Isso sempre me soou como um jeito frágil de caracterizar um tempo que não se revela pra nós. Nos meus sonhos, posso ver a primavera ou o verão. O outono não está na minha mente.

Sei que no hemisfério norte o outono tem algumas características marcantes. Pelo menos, é o que dizem.

Mas eu sou brasileiro e, definitivamente, o outono parece não ter a menor graça entre nós. Não temos aquelas paisagens incríveis de jardins coalhados de folhas secas.

Entretanto, dizem que o outono é o símbolo da renovação.

Que ele seja apenas um tempo de descanso ou de espera. Afinal, a vida exige momentos nos quais a gente precisa apenas esperar. Seria dramático encontrar o gozo do verão todos os dias; contemplar uma beleza que não se esgota, como nas melhores primaveras; ou buscar o calor do outro a todo momento, feito nos dias de inverno.

Bom que exista o outono.

Melhor ainda não precisar de uma fantasia diária.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aqui, chegou foi a prima Vera.

Vai um Chico Buarque, clichê e tudo mais, mas tá valendo...

De que calada maneira
Você chega assim sorrindo
Como se fosse a primavera
Eu morrendo
E de que modo sutil
Me derramou na camisa
Todas as flores de abril

Quem lhe disse que eu era
Riso sempre e nunca pranto?
Como se fosse a primavera
Não sou tanto
No entanto, que espiritual
Você me dar uma rosa
De seu rosal principal

De que calada maneira
Você chega assim sorrindo
Como se fosse a primavera
Eu morrendo
Eu morrendo

Sandra Leite disse...

Hi, Ronaldo!

Senti falta de uma trilha, sabe como é:) E que venha a renovação, pois ela já trouxe surpresas! Não é só perder folhas, é mudar as cores.

E para dar um toque jazzistico, aí vai:

http://www.mp3tube.net/br/musics/Ed-Motta-Outono-no-Rio/64824/

Outono no Rio
Ed Motta e Ronaldo Bastos

Me dê a mão
Vai amanhecer
Juntos pela madrugada
Luz, contra-luz
Sobre os Dois Irmãos
Pra mim

Há um lugar para ser feliz
Além de abril em Paris
Outono, outono no Rio

No seu olhar
Já se fez manhã
Vamos logo a Guanabara
Vai se fechar
Vou levar você
Pra mim


beijos

Sandra Leite disse...

Só responde: tem certeza que essa música não tem poesia? :)

Pode pensar...rs

Anônimo disse...

Eu falei que não dou bola para músicas sobre outono, mas que elas existem, existem.

Jay-son livre da neve. Que coisa boa.

abs,
Ronaldo

Sandra Leite disse...

"Sei que existem músicas sobre o outono, mas elas não têm poesia."

Isso foi o que você disse, Ronaldo

Qualquer Um (Bigduda Nobody) disse...

Caro Jornalista-Outonal,

"Passa este verão, outros passarão, eu passo" Chico Buarque

Você escreveu um post outonal ao mesmo tempo que fingiu desmerecer o Outono.Charminho :-)
Depois do superlativo verão, o Outono coloca as coisas no lugar.
E o lugar das coias é sempre o presente. Nao nos cabe pular estaçoes, voltar atrás de outras. Como disse Vinícius,"Amanhã não gosta de ver ninguem bem. Hoje é que é o dia do presente, o dia é hoje"

Um ab
Edu