sábado, 2 de maio de 2009

Certas canções (meme)


Música e poesia. Meu desafio é descobrir momentos em que essa combinação caiu perfeita.

Quais seriam versos marcantes de 10 músicas brasileiras? Não vale repetir autores. Seria fácil fazer uma lista completa do Chico ou do Cazuza (no meu caso).

Convido três amigos blogueiros a ajudar na tarefa: Sandra (Isso é bossa nova), Jasão (Não há pensameto raro) e Danilo (Cream and extra sugar)

Segue minha listinha:

O TEMPO NÃO PARA (Cazuza)
Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não pára

ÍNDIOS (Legião Urbana)
E é só você que tem
A cura do meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.


CERTAS CANÇÕES (Tunai)

Certas canções que ouço
Cabem tão dentro de mim
Que perguntar carece:
"Como não fui eu que fiz?!"

ENCONTROS E DESPEDIDAS (Milton e Brant)
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero...

PEDAÇO DE MIM (Chico Buarque)
Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu

O MUNDO É UM MOINHO (Cartola)
Preste atenção querida
Em cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés

ESQUINAS (Djavan)
Só eu sei
As esquinas por que passei
Só eu sei só eu sei
Sabe lá o que é não ter e ter que ter pra dar
Sabe lá

CHEGA DE SAUDADE (Tom Jobim e Vinícus)
Chega de saudade
A realidade é que, sem ela, não há paz
não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim

JURA SECRETA (Sueli Costa e Abel Silva)
Só uma coisa me entristece
O beijo de amor que eu não roubei
A jura secreta que eu não fiz
A briga de amor que eu não causei

A FLOR E O ESPINHO (Nelson Cavaquinho)
Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca flor
Eu só errei quando juntei minh´alma à sua
O sol não pode viver perto lua

E agora, um pouco de beleza. Cazuza cantando Cartola:
Get this widget | Track details | eSnips Social DNA



O MUNDO É UM MOINHO
Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção querida
Embora saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões à pó.

Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás a beira do abismo
Abismo que cavaste com teus pés

5 comentários:

Sandra Leite disse...

Ronaldo,

regra difícil demais: não repetir autores. Chico ocupa metade da minha trilha sonora pra viver. Caetano e Milton pegam 30%. 20% para outros:)E música tem relação com meu momento. No dia de hoje, a relação está inversa, coloquei o CB na geladeira.:S

Acho que não vou conseguir, but i will try.

Jasão disse...

Esse meme é mole! Aguarde para breve minha lista!

Edu disse...

Caro Jornalista-Memeiro,

Vc nao parece do tipo que gosta de MEMEs:-)
Faça uma lista só com clássicos: Ovelha, Naim, Fernando José, Valdick Soriano, Benito Di Paula kkkkkk
um ab
Edu

Ronaldo Martins disse...

Edu,
O problema vai ser pedir uma lista destas para a Sandra e o Jasão.

Danilo disse...

Concordo com a Sandra, regra difícil demais essa de não repetir autores. Mas vamos lá, vamos tentar... Estará no ar em poucos dias.