terça-feira, 14 de outubro de 2008

Quem não ouvir quando o assunto for a crise



Vou falar de economia apenas para dar um conselho bem particular: não confie em jornalistas (e olha que eu sei o que é ser jornalista) e nos ortodoxos economistas brasileiros (mais realistas que os pais do capitalismo moderno).

Nesta segunda-feira, dia 13, o economista norte-americano, Paul Krugman, ganhou o Prêmio Nobel de Economia. Dentre outras visões pouco ortodoxas, ele sempre disse que o Estado deveria regular o Mercado. Sem esta ladainha liberal de que os Mercados se auto-regulam e o Estado é sempre incompetente.

E não é que, por ironia do destino, Krugman ganhou o Nobel exatamente no momento em que os Estados de todo o mundo tiveram que fazer um socorro histório dos Mercados, que estavam à beira do derretimento, nas palavras do Presidente do FMI? Os Estados tiveram que entupir os Mercados de dinheiro para salvá-los da morte.

E o que isso tem a ver com economistas e jornalistas brasileiros?

Ouvi vários economistas dando entrevistas para explicar a ação dos países europes e a eficácia dos planos no combate à crise. Os jornalistas perguntaram: isso vai surtir efeito para acalmar os mercados? Os economistas de araque (alçados à condição de especialistas pela impresa) respondiam: os mercados ainda aguardam sinais de que os planos serão executados como prometidos.

Quer dizer que os Mercados estão à beira do abismo e aguardam sinais dos pobres e incompetentes Governos? Coitadinhos...

Não dê ouvidos e jornalistas e economistas neste momento de crise.

6 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela dica, cara!

Inclusive, quero desdobrar seu post numa provocação:

A humanidade está em grave crise espiritual.

Não dê ouvidos a quem tem verdades para lhe dizer sobre isso.

:P

Sandra Leite disse...

Ronaldo,

Você deveria ganhar o Nobel das verdades. Suas verdades são sólidas e absolutas. Adoro pessoas assim, talvez porque eu seja diametralmente oposta :(
Como economista fake, zero pra essa turma!Que turma chata.
Já os jornalistas...esses pelo menos são engraçados!

"Quer dizer que os Mercados estão à beira do abismo e aguardam sinais dos pobres e incompetentes Governos? Coitadinhos..."

Sua ironia é 10! Agora show me the money, please

Sandra Leite disse...

ah esqueci....participando do Blog Action Day, heim? Chic:)

Unknown disse...

E por isso que eu estou com BARACK OBAMA!!!

BARACK NELES!!!


Hehehe... so pra divertir um pouco!

Ronaldo Martins disse...

Meus caros, hoje é dia de gritar contra a pobreza. Sigam para o próximo post.

Qualquer Um (Bigduda Nobody) disse...

Caro

Krugman é meu economista-irritado preferido. Há rumores sobre ele ter dado um sorriso, quando estava na faculdade, há 40 anos...mas nunca foram confirmados:-)
Até eu postei no Sociometricas minha homenagem ao cara que vive o mote: Se vc sente, mesmo que a ciência nao prove, existe.
Krugamn é o homem que recusa acreditar em modelos perfeitos para explicar um mundo imperfeito
um ab
Edu