quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Qual é a lógica?


Se alguém souber o motivo, que me diga. Por que os hotéis fornecem sabonetes e shampoos nos quartos, mas não disponibilizam cremes dentais? Nunca entendi esta lógica da hotelaria.

Aliás, não é nada fácil compreender a lógica do setor. Sempre fico em um hotel de São Paulo (EZ Aclimação) e demorei bastante a conseguir decorar o "endereço" dos meus quartos. Se a chave tem o número 1072, qual é o andar? Você errou se disse décimo. O andar é o sétimo, de 07. Quando você receber a chave 1053, saiba que está no quinto andar. Isso mesmo. Os dois números do meio indicam o andar. Não me pergunte o porquê.

Outra que também tem endereço: Hotel Rondônia, no Rio. Não foi fácil descobrir que a tecla A do elevador indicava a saída. Já tinha visto R, de recepção; P, de portaria; L, de lobby. Mas o que significaria A? O recepcionista esclareceu: acesso.

Imagino que, desde que o Turismo virou ciência (o profissional da área se chama turismólogo), eles devem ter decidido construir um conhecimento mais sofisticado. Talvez venha daí a lógica dos exemplos que acabei de citar.

Mas esse não é um privilégio dos hotéis. Quantas vezes na vida não nos acostumamos com coisas, situações e estilos que soam estranhos aos outros? A nossa lógica pode ser mais particular do que imaginamos.

9 comentários:

Sandra Leite disse...

Ronaldito,

Ri muito, aliás seus textos tem essa capacidade invejável: eu não leio, eu ouço você falando! Vejo todos os gestos;) E rio muito.
E porque precisa essa fixação na lógica, Ronaldo? Você anda muito cartesiano. Relaxa moço..rs
No último post decretou o fim do desejo. Hoje quer lógica para sabonetes, shampoos e cremes dentais :)
E por fim...well ...Propaganda agora?

beijos

Ronaldo Martins disse...

propaganda?

Sandra Leite disse...

dos hotéis

Tiago Soarez disse...

HAHAHAHAHAHA

Eu nunca havia pensado nisso. Mas sempre me peguei usando a minha própria pasta de dentes!

Abraços, bom final de semana!

Bossa Nova Café - textos, música e arte!

Anônimo disse...

hahaha

a minha lógica é tão particular, mas tão particular, que sempre vejo alguém fazendo cara de que não entendeu patavinas do que eu falei...

hahaha

(gostou do "patavinas"? Só pra resgatar um expressão fora de moda, particularíssima...)

Ronaldo Martins disse...

Tão boa quanto patavinas, é bulhufas (será que se escreve assim?)
abs,

Anônimo disse...

Caro Jornalista-Lógico,

Às vezes me pergunto se vc se dá conta do humor que seu texto tem ou se para vc isto nao é humor, é coisa séria:->

Invejo vc e sua capacidade de se indignar com a falta de lógica se resumisse aos sabonetes e ao numero de elevadores. Tenho um defeito, só me indigno com rolos quase insolucionáveis... Daí, há muito mais esperança para suas indignaçoes do que p/ as minhas
Um ab

Edu

Clarice p vc...

Não entendo

Não entendo.
Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado.
Mas não entender pode não ter
fronteiras.
Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.
Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito.
O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero
entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não
entendo.

Sandra Leite disse...

Ronaldito,

Congelou ou é Blogging Blues também? Ou o granizo, quase neve em BH, afetou tb o Assim também? Sinto falta dos seus textos, pô! :)

Qualquer Um (Bigduda Nobody) disse...

Respondam rapidamente:

1) Qual a Lógica de um cara abrir um Blog, que é para ser um diário, e passar um mês sem um post?
2) Qual a lógica de um cara que escreve bem pra c... nao escrever?
3) Qual é a lógica de um cara que sempre tem uma oiniao firme (mesmo que altamente equivocada:->) sobre tudo, nao expressar opiniao nenhum no seu blog?
4) Qual é a Lógica Dr. Martins?

Ass. Professor de Lógica:->:->