segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sopa aérea



Eu adoro sopas.
Pensei que gostava de qualquer tipo de sopa.
Me enganei.

Na semana passada, voando de SP para BH, fui surpreendido pela Cia Aérea. Ao iniciar o serviço de bordo, eles informaram que o "prato" seria sopa. Confesso que nunca havia tomado sopa em um avião. Se alguém já teve esta experiência, que nos relate, por favor.

O pessoal da Cia Aérea deve ter chamado isso de inovação. Eu prefiro chamar de desencantamento. Antes de explicar por que penso assim, tenho que fazer justiça: eles conseguiram me fazer perceber que, na verdade, não gosto de sopa, mas do ritual que ela nos proporciona em volta da mesa.

A sopa do avião não tinha qualquer encanto.
Imaginem: ela estava acondicionada em garrafas térmicas (seria demais imaginar uma panela borbulhante voando por aí); era servida em uma canequinha de isopor (muito diferente dos pratinhos de louça); devia ser bebida, como se faz com o cafezinho do avião (sopa sem colher é demais!); pra finalizar, não consegui me ver deixando o caldo escorrer pela camisa. Dentro de um avião, não seria possível.

A única coisa que a sopa da TAM conseguiu foi fazer o serviço de bordo atrasar. As comissárias não se derem bem com aqueles carrinhos entupidos de "garrafas de sopa".

Definitivamente, não gosto de sopa.
Gosto de algo que nos encanta, fazendo da refeição um divertimento.
Pode até ser uma boa sopa.

13 comentários:

Anônimo disse...

pÔ... o texto começou legal!

Quero ler sobre a sopa!

Anônimo disse...

hahaha

tava só uma primeira parte postada...

agora, vou ler tudo!

Anônimo disse...

pois é, cara... acho que, mesmo sendo o gastrônomo que sou, também gosto muito de comida por causa dos rituais ao redor dela... sempre achei chatíssimo, por exemplo, almoçar sozinho... e é o que mais faço a semana toda!

: (

Sandra Leite disse...

Ronaldo,

Eu "estava num vôo de santiago para buenos aires"...vc é chique! Vc nunca reflete sobre a sopa na central do brasil :P
Ah Ronaldo, Ronaldo...
Cutucadas à parte, eu adoro sopas. Hoje fez 7 graus em Sampa e não resisti. Sopa no almoço, sopa no jantar...
O ritual te encanta sempre ...a mim também...mas gosto de sopa em canecas.
Gosto da boa sopa (mas nao sei fazer)

bom texto, Ronaldo!!

disse...

Posso apostar com vc que era aquela sopinha de pacotinho Maggi ou Knnor.
"Sopinha de pacotinho", assim, inho mesmo porque é puro gosto de glutamato monossódico. Péssimo.
Nada como o Creme de Ervilha ou o Caldo Verde aqui de casa... hummmm

Anônimo disse...

Caro Jornalista-Critico-Gastronômico,

Estou para conhecer alguma coisa que você nào critique, mas isto nao vem ao caso:-> ou melhor , a sopa não vem ao caso.
Uma vez li um texto de Ruben Alves (o mesmo q vc gosta muito) no qual dizia que a sopa é um prato feminino, maternal. Mistura tudo, esquenta, apara diferenças e acolhe. O Churrasco, por sua vez, o prato masculino por excelência: ruidoso, violento, pesado e quando esfria, serve p/ nada...ou melhor, para fazer sopa.
Quem sabe o que vc nao goste seja desta aura maternal da sopa. Assim, como no caso do Falcon, seu problema seja saudades de sua mãe mesmo...:->
Um abraço
Edu

Sandra Leite disse...

Edu, o psicanalista :)

Ronaldo Martins disse...

Caros blogueiros,
Tenho uma proposta, e, creio, vocês a apoiarão.
Vamos criar o blog "No divã com o Edu".
Como diz a Sandra, este cara é mesmo um psicanalista.
E ainda me chama de polemista.
Mas este é o espírito do jornalista.

Rê,
A sopa era Knorr.

Abs,
Ronaldo

Anônimo disse...

Lembrei de uma passagem do livro "O cavaleiro inexistente", do Calvino, onde um escudeiro glutão chamado Gurdulu, cai num caldeirão de sopa e fica agarrado lá dentro... depois de tomar a sopa, ele se vira, e os cavaleiros "desentopem" Gurdulu do caledirão. O espantoso é que ele permanece sentado no chão, enfiando a colher várias vezes no ar dizendo "sopa... a realidade é uma sopa"...

Ronaldo Martins disse...

Boa história

Anônimo disse...

Caro Jornalista-de-Muitos-Planos,

Não quero ser indelicado com você, nem tão pouco com a opção de (cada dia +) tantos:->, mas tenho que ser sincero e dizer que você não faz meu tipo.
E como a única utilidade que vejo em um Divã não é a psicanalítica, se fosse para levar alguém para lá, escolheria Charlotte:->
1 ab

Unknown disse...

No final vc revela o nome da Cia Aerea... pq sera?
Heheheh...
Faz tanto tempo que nao tomo uma sopa...
Mas lembro da epoca que estudei no Maria de Rezende no ano de 1992 e acho que de la pra ca tomei trauma de sopas. Ja ouviram falar do Sopao de Escola?!
E isso ai!!!
ABS!

Ronaldo Martins disse...

Cara,
como eu adorava o sopão do Colégio Cesário Alvim.