sábado, 27 de dezembro de 2008

É claro que o sol vai voltar


365 dias e, mais uma vez, nós temos a chance de recomeçar. A definição do calendário é arbitrária, mas segue a lógica da natureza. Em 365 dias, vivemos as quatro estações, um ciclo que se completa.

Sinto falta de mais recomeços. Talvez devêssemos festejar cada nova estação. Dividir o ano em quatro, a fim de que sempre estivesse próxima a possibilidade de refletir sobre o passado e ver o futuro com os olhos da esperança.

Quando nossas atenções se voltam para a simbólica passagem do tempo, sempre existem duas possibilidades: ou nos desesperamos porque não conseguimos impedir que nossas angústias sigam juntas conosco para o novo tempo ou entramos em êxtase porque há portas que se abrem de forma clara em nossa frente.

Esse é um exercício rejuvenescedor. É por isso que eu gostaria de vivê-lo em cada estação.

Eu não sei onde está seu coração nesta passagem para 2009. Há mais expectativas pelo novo que se aproxima com suas surpresas ou angústias por não ter as coisas sob controle?

Neste momento, só há uma certeza: é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez!

 14 Bis - Mais uma Vez


MAIS UMA VEZ (Flávio Venturini e Renato Russo)

Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende

Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo

Quem acredita sempre alcança

Nunca deixe que lhe digam
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende


6 comentários:

Qualquer Um (Bigduda Nobody) disse...

Caro Jornalista-Filósofo,

4 teveillons por ano? Bem, 4 xs panetones e bebidas. Gostei da idéia:->
Mas, vc está certo sobre a necessidade de períodos de recomeço. Seja no Judaísmo, no Islamismo ou no Cristianismo.Há liturgias religiosas só para isto. Vez por outra precisamos zerar dívidas, pecados, ressentimentos, frustraçoes e até alegrias. Tudo precisa ser incoporado à memória, mas não pode tirar espaço do que virá.
Que venha o novo de fato.
um 2009 novo
edu

Anônimo disse...

essa é A musica!!!!!!!!!!!! adoreeei! beijosss

Anônimo disse...

O sol volta - a Kate Winslet também - viu lá no meu conto de ano novo? rsrsrs...

Pés descalços disse...

Gostei muitíssimo do seu blog, mas o que mais chamou minha atenção foi sua apresentação:"Antes de tudo, pai da Júlia e Beatriz"...Isso é lindo!!!

Felicidades para vc e suas meninas!!!

Anônimo disse...

Concordo! Assim mesmo: concordo e pronto! Só tenho, porém, uma exigência: que cada recomeço, cada comemoração de uma nova fase, seja regada de com muitos amigos, de pessoas que amamos, de filhos e filhas, de netos e netas, de esposa e esposos e, se ainda assim faltar alguém que amamos porque está longe ou já tenha partido para outra vida, que compartilhemos com os que estão a nossa saudade e que ela seja de todos, para que possamos nos preencher mutuamente os vazios da nossa alma.

Abração do Xandão

Sandra Leite disse...

Ronaldo

eu não tinha lido esse postlindo. sempre essa questão do tempo e dos marcos me atrai muito. Acho que estou numa fase de mudanças, talvez isso. Talvez uma fase de celebração ao inesperado e à certeza que "é claro que o sol vai voltar amanhã"

beijos