segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O amor e suas escolhas


Vou buscar uma frase como pretexto para falar de um tema que não sai do blog. A música do Fernando Brant me veio à cabeça por acaso e diz: "o medo de amar é o medo de ter de, a todo momento, escolher, com acerto e precisão, a melhor direção"

Não sei o que ele quis dizer, mas sei o que penso quando ele diz.

O amor verdadeiro só é pleno quando pode caminhar junto, quando olha o mesmo horizonte, quando espera chegar lá tendo ainda consigo a coisa amada.

Não, não quero dizer que seja tudo uma fantasia embalada como um conto de fadas. Porque não é uma fantasia, é amedrontador pensar que devemos fazer escolhas definitivas a todo instante. Sem elas, deixamos de amar. Errando, podemos não chegar lá. Resta-nos, então, escolher certo.

Todos desejam um amor que seja infinito. Entre o desejo e o real, estão as escolhas.




 Beto Guedes - O medo de amar é o medo de ser livre


O MEDO DE AMAR É O MEDO DE SER LIVRE
(Beto Guedes - Fernando Brant)

O medo de amar é o medo de ser
Livre para o que der e vier
Livre para sempre estar onde o justo estiver

O medo de amar é o medo de ter
De a todo momento escolher
Com acerto e precisão a melhor direção

O sol levantou mais cedo e quis
Em nossa casa fechada entrar pra ficar

O medo de amar é não arriscar
Esperando que façam por nós
O que é nosso dever: recusar o poder

O sol levantou mais cedo e cegou
O medo nos olhos de quem foi ver
Tanta luz



10 comentários:

Anônimo disse...

No fim das contas, viver, com V maiúsculo significa isso mesmo -

saber escolher certo.

Sandra Leite disse...

Ronaldo,

Escolhas o tempo todo. Dá medo mesmo. E o medo quando é paralisante é uma m....
O medo é o sentimento que mais odeio em mim. Odeio. Tanto que radicalizei ao contrário, o que não garante nada. Lembra do equilibrio que nao tenho? É isso, chefinho :P

bjos

Qualquer Um (Bigduda Nobody) disse...

Caro Jornalista-Relutante,

Deixe de lado sua intenção e se renda ao tema que lhe move. O que nos move a todos. O onipresente e sempre insuficiente amor.

Seu texto é muito marcante. Daria conversa para umas 2 garrafas de vinho:-) Não sei se é fase, mas eu ando com muito mais vontade de conversar sobre a vida do que sobre todo o resto.

Escolhas. O sentimento é mandatário. Não opcional. Mas, Amar é decisão, compromisso. Escolha. E escolhas têm prazo de validade, por isto precisam ser renovadas sempre. Por isto busco paixao e amor. Compromisso e força.

"Amor são águas doces, Paixão águas salgadas, quem dera fosse a vida estas águas misturadas" RM.
Quem como eu, já não distingue mais amor de paixão. Águas ridículas. Emaranhado atávico de amor e paixão. A paixão impulsiona. Quer sofrer, passionar-se, sofrer no lugar do outro. Querer nela e por ela morrer. Paixões são sempre exageradas, desmedidas, patéticas. Caminhos que parecem sem volta. Mas, há amor. Tranqüilo e profundo. Sem pressa e incondicional. A paixão é motor, movimento. O amor o conteúdo. A paixão quer. O amor quer bem. O amor faz da felicidade do outro, meu mandato. A paixão poderia ser direcionada a outra? Talvez. Muitas vezes é. O amor já não. É destinado exclusivamente a ela. Não é transferível. Sentimento não endossável.
um ab
Edu

Anônimo disse...

Como não consigo dispor de elucubrações tão filosóficas quanto a dos demais comentaristas deste blog, reduzo o meu comentário a concorcar com o Edu. "Não sei se é fase, mas eu ando com muito mais vontade de conversar sobre a vida do que sobre todo o resto". Pois eu estou vivendo esta fase. Quero estar com minha família, minhas filhas (ainda que a primogênita esteja tão longe de mim), quero ficar cercado de amigos, conversar "besteiras", fazer como o Rubem Alves sugere, curtir o ócio. Mas não o a toa pelo simples a toa. Quero é estar rodeado de amigos como se o tempo que ainda tenho fosse muito pequeno... credo, tenho até medo de pensar nisso.
O certo é que conversar com as pessoas que eu amo, me dá mais alegria e prazer do que qualquer outra coisa nesta vida!

Xandão

Sandra Leite disse...

Vamos agitar em BH, Ronaldo! Combina com os meninos, ok?

bjos

Anônimo disse...

Vi a convocação da Sandra e, como disse no blog do Jasão, seu convite é uma ordem. Aguardo maiores instruções.

Xandão

Anônimo disse...

Sandra.

Entrei no seu blog, vi sua última postagem, li todo aquele texto lindo do Fabro (aliás, eu o conheci lendo o seu blog) e tentei mandar uma mensagem preocê. Ôu, mais é difícil demais, sô! Eu não consegui não. Como então sei que vc sempre entra no Assim Também, estou te mandando uma mensagem por aqui mesmo.
Aperta o Ronaldo e o Jasão pra gente se encontrar em BH, tocarmos umas bossas juntos e conversar - eu vou ouvir mais que falar - bastante. Você é a dama, então bota pra quebrar, sô!

Um abração.
Xandão

Ah! BH está muito Linda!!!!

Sandra Leite disse...

Alexandre,

Combinadíssimo :) Noite de Bossa, vinho e conversas. Ronaldo vai organizar tudo. E que papo é esse que vc nao comenta no IeBN? Por favor, seu comentário sempre é importante ! E o Fabro, ai o Fabro...é o homem da minha vida:P

beijos

PS: Ronaldo, a bola está com vc!

Anônimo disse...

É...
Acho que o Ronaldo está de férias do blog dele!!!
De qualquer modo, e por falar de escolhas no amor, estava relendo Florbela Espanca e me lembrei desta poesia que depois foi musicada pelo Fagner. Lá vai...

Fanatismo
Florbela Espanca

Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão de meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, vivo de rastros:
"Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..."

Xandão

Pés descalços disse...

Amor, viver o amor, escolher vive-lo ou não...complicado, não é mesmo??? mas ao mesmo tempo, quando acontece é tão grande, tão magnífico e nos torna tão corajosos, seguros, felizes...