quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O método de Gandhi


Quem me apresentou a Gandhi foi Martin Luther King Jr.

Deixe-me explicar melhor. Recentemente, estudando a vida do líder pacifista norte-americano, descobri que ele chegara à seguinte conclusão sobre a origem de sua força para lutar contra a segregação dos negros: "Jesus Cristo me inspirou e Gandhi me deu o método".

Fiquei curioso. Conhecia superficialmente a história de Gandhi, mas nunca havia me detido em uma leitura sistemática acerca da vida daquele que foi o símbolo da libertação da Índia do jugo britânico. Qual seria este método de Gandhi?

Creio que podemos resumi-lo em três palavras: Ahimsa, Sat e Agraha.

Gandhi entendia que a não-violência (Ahimsa) era a única escolha possível contra a opressão. Qualquer atitude de reverência à vida deveria ser marcada pela não-violência.

Mas como seria possível vencer com a não-violência àqueles que impunham sua vontade pela força das armas de guerra? Mantendo um postura passiva? Não. Para Gandhi, era necessário constranger os opressores pela exposição sem limites da verdade (Sat). A verdade que tem poder de se impor, desde que apresentada com firmeza (Agraha). Satyagraha - a força da verdade. Este era o método.

Mas o que era a verdade para Gandhi? Deixemos que ele nos fale: "Não é dado ao homem conhecer a Verdade total; o seu dever está em viver de acordo com a Verdade na medida em que ele a percebeu; e, em procedendo assim, deve recorrer aos meios mais puros, isto é, a não-violência. (...) O mais próximo que podemos chegar da Verdade é possível somente através do amor.

9 comentários:

Anônimo disse...

Acabei escrevendo um post que dialoga com o seu...

Anônimo disse...

Por isso que disse no final, que só nos resta dançar...

...a música do mundo!

Ah, clonagem autorizada, claro!

Anônimo disse...

Caro Jornalista,

A questao que nao quer calar hoje no país é se a Satyagraha precisa ou nao de algemas? :->

Ronaldo Martins disse...

É, meu nobre,
As algemas são mais relevantes que os crimes cometidos por quem deveria ou não usá-las.

Anônimo disse...

Caro Jornalista_Filósofo,

Será que Gandhi explicaria o pq um tema irrelevante como as algemas viraram um assunto tao discutido? Falta assunto ou os aassuntos que importam é que faltam?
Nem na oposiçao nem no governo há Satyagraha q mude isto
um ab

Ronaldo Martins disse...

Caro,
Gandhi não explica, mas o Daniel Dantas sim.
Ele conta com um forte aliado para disseminar suas estratégias de defesa: a imprensa.
Este cara é ótimo em mudar o foco das discussões.

Sandra Leite disse...

hahahahah...jornalistas também são assim, caro e nobre Ronaldo:P
Sabem mudar o foco. sabem dar o tom que querem. E tenho dito!

Sandra Leite disse...

não estou comparando com D DAntas, por favor...

Ronaldo Martins disse...

Graças a Deus, Sandra. O cara é o Gênio do Mal.