segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Desejos de ano novo


Quando começa um novo ano, a gente sempre pensa em desejos.
O que você deseja em 2008?

Na verdade, desejamos apenas ser feliz. Como disse o Renato Russo: "toda dor vem do desejo de não sentirmos dor".

Para o Spinoza, a alegria, a tristeza e o desejo são os sentimentos básicos, dos quais derivam todos os outros. Desejamos coisas que nos ajudem a aumentar a alegria e/ou diminuir a tristeza. Ele afirma ainda que nós não desejamos as coisas porque elas são boas, mas pensamos que as coisas são boas porque tendemos para elas.

Sendo assim, ouso dizer que nem todo desejo é bom.

Vou à pergunta inicial: o que você deseja em 2008?

5 comentários:

Sandra Leite disse...

Fala filósofo,

Tá viciado no Spinoza, heim? Prefiro overdose do Borges... Ahhhhhh e tem o M. Bandeira tb! :P
hummm...será que te conto? :)
Conto sim, são públicos: desejo fazer as escolhas certas.
Escolher bem em 2008 é meu sobrenome!Ou melhor, escolher o certo!
E amar sempre!

abs,

Anônimo disse...

"Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor".

Sempre achei essa premissa budista um equívoco, porque, no fim das contas, o desejo é o combustível da vida, não é mesmo?

Anônimo disse...

Ah, quase ia me esquecendo de responder...

...desejo ter bons desejos em 2008.

Desejo me mudar pra minha casa, me casar, ter um filho. Estabilidade profissional...

...epa! casar? ter filhos?

Acho que é o peso dos vindouros 30 anos chegando...

Ronaldo Martins disse...

Jason,

Casar e ter filhos em 2008?
Tem que correr para conseguir as duas coisas no mesmo ano.
Feliz 2008.

Anônimo disse...

São os 30 chegando ,cara... aí dá vontade de fazer tudo ao mesmo tempo...

...mas não fiquei tão maluco assim ainda não...

hehehehe