
Todo católico aprende no catecismo a lista dos sete pecados capitais: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.
Eis que agora o Vaticano resolve "lançar" novos pecados capitais. Na lista divulgada no último final de semana, constam, dentre outros, a manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental.
Será que, sendo pecado a partir de agora, teremos que parar de dirigir nossos automóveis, evitando a poluição do ar?
Quando o Vaticano vai dizer que acumular tesouros na terra é um pecado capital?
8 comentários:
Caro Jornalista-Teólogo Moral,
Postei um comentário aqui + cedo, mas fui censurado:-)
O doc q vc menciona não é oficial da Igreja Católica, mas mesmo assim revela uma tendência
Prof Pierucci, FFLCH-USP, cita na FSP de hj: "a noção do pecado social pode ser vista como integrante de um movimento das religiões contemporâneas rumo ao que classifica de "cultura da inocência", na qual há uma "desculpabilização" do indivíduo. "O pecado social não vincula o indivíduo, portanto fica muito difícil que ele seja operacional", Assim evita-se o mais eficaz da noção de pecado do cristianismo, que é fazer com que o indivíduo se sinta responsável pelo ato que praticou. Noção essa que, completa, tem eficácia social.
Parece esta ser a tendência. A humanidade se sente culpada (c/ a ajuda do AL Gore:->), mas é um culpa q gera responsabilidade, é difusa pq se todos somos culpados, ninguém o é. É um sentimento de impotência que gera a irresponsabilidade ou, no máximo, açoes quixotescas inócuas (comprar produtos c/ selinhos sócio-ecológicos, reciclar o copinho de café enqto despejamos 50lts/dia/pessoa de lixo, etc)
Assim, pareço um pastor da IPB:->, sem alguma noção de responsbilidade pessoal, o pecado deixa de ter utilidade social.
Um ab
edu
Ps- pecado na blogfera é ficar uma semana sem postar nada:->
O vaticano tá é preocupado em aterrorizar os seus fiéis com estes números cabalísticos horríveis, dominando-os, mais uma vez, pelo medo: eram 7, agora 13 pecados...
...isso é assunto pro Zagallo!
momento galhofa pra descontrair... recuso-me a comentar algo vinculado a uma instituição religiosa...
abraços
(boa a piada sobre Gore, Edu!)
"Uma verdade inconveniente" é só uma avalancha de dados chatos...
inda faturou Oscar e Cannes - tudo em nome do medo, na mesma lógica do 7 e do 13...
credo!
Depois das palavras destes dois, silencio-me sobre o assunto rsrsrs
Caro Ronaldo,
Indicado por nosso precioso amigo Alexandre Klenfer, o Xandão, passei hoje por seu blog. Chego a conclusão de que você deveria ser proibido por lei de tirar férias do blog. Excelentes textos, com identidade e força expressiva. Realmente é muito bom! Você se importaria se eu incluísse seu endereço entre os que eu recomendo no meu blog?
Grande abraço pra você! (André)
caro André,
Valeu.
Pode indicar sim. Vai ser um prazer receber seus convidados.
Um abraço
Pecado é não ser atleticana!!!!!!!
GALO!!!!
Postar um comentário