Caro Fotos muito reveladoras! Há muitas coisas para serem lidas nelas. Tem o lado + óbvio, que é a quantidade de comida. Mas, podemos ir além, ver hábitos alimentares, estilos de vida. Podemos tb analisar quem produz o q cada família produz e daí analisar de quem dependem para sua segurança alimentar. Aqui no Brasil, o IBGE faz uma pesquisa, a POF, que identidica o que as pessoas comem. A última POF, de 2006, mostrou muitas mudanças. Tornamo-nos mais dependentes das indústrias apra comer. Comemos + alimentos com alto valor agregado de transformação, q tb t6em mais impacto ecológico (energia, transporte, etc) Obra interessantíssima sobre isto é o Dilema do Onívoro, na qual um jornalista americano analisa as implicaçoes por detrás de cada estilo de dieta. Enfim, a gente pode não ser só comida, como diz o Pedro Ivo, mas somos (em um sentido político) o que comemos. um ab edU
3 comentários:
E o fome zero? Você acha que encaixa naquela história de dar o peixe ou ensinar a pescar?
Aliás, isso já foi campanha da Visão Mundial, certo?
O pior é que a gente não é só comida, né Martins.
Caro
Fotos muito reveladoras!
Há muitas coisas para serem lidas nelas. Tem o lado + óbvio, que é a quantidade de comida.
Mas, podemos ir além, ver hábitos alimentares, estilos de vida.
Podemos tb analisar quem produz o q cada família produz e daí analisar de quem dependem para sua segurança alimentar.
Aqui no Brasil, o IBGE faz uma pesquisa, a POF, que identidica o que as pessoas comem. A última POF, de 2006, mostrou muitas mudanças. Tornamo-nos mais dependentes das indústrias apra comer. Comemos + alimentos com alto valor agregado de transformação, q tb t6em mais impacto ecológico (energia, transporte, etc)
Obra interessantíssima sobre isto é o Dilema do Onívoro, na qual um jornalista americano analisa as implicaçoes por detrás de cada estilo de dieta.
Enfim, a gente pode não ser só comida, como diz o Pedro Ivo, mas somos (em um sentido político) o que comemos.
um ab
edU
Esta série de fotos foi publicada na Time. Lá, eles analisam também o estilo de vida e consumo. Bem interessante.
Postar um comentário